5 dicas para montar o seu Home Office

Dicas para montar seu Home Office

Ao longo do meu trabalho como arquiteta, presenciei muitos erros em projetos, os quais ocasionavam diferentes tipos de problemas para os moradores.

Alguns deles são muito recorrentes, e foi isto que me inspirou na configuração de uma nova série “Dica da arquiteta”.

A primeira temporada será sobre Home Office, sem dúvida o grande tema de 2020.

Presenciei muito “ah, o escritório eu faço depois”, e aí chegam as complicações na saúde, como dores nas costas, nos olhos, entre outros problemas.

Quem nos presenteou com a primeira temporada foi a arquiteta Ale Rodrigues, do escritório @mangoarquitetura. Serão 5 dicas para montar o seu Home Office, para te ajudar com soluções simples e que vão ser muito importantes para sua saúde.

 

5 dicas para montar o seu Home Office

 

Dica 1: Iluminação

Mudamos nossos hábitos, renovamos nossos cuidados e com isso novas experiências surgiram.

Trabalhar em casa hoje se tornou mais do que uma opção, a forma mais efetiva de manter a agenda de serviços em andamento.

Mas para estar em casa e trabalhar com a mesma produtividade são necessários alguns cuidados com você e o ambiente.

Por isso, antes de tudo: escolha o lugar exato para seu espaço de trabalho. Separar a área do home-office do restante da casa ajuda o cérebro a entender quando é hora de focar e quando é hora de relaxar.

Mesmo que não tenha um cômodo inteiro para se tornar seu escritório, organize um espaço (seja o canto da sala, um pedaço do quarto) para poder prepará-lo para suas atividades.

Comece analisando a iluminação. A luz branca ajuda a manter-nos ligados e ativos, luz fraca deixa a vista cansada e pode dar dor de cabeça. Hoje no mercado encontramos modelos de luminárias que podem ser fixadas no próprio computador para ajudar a trazer claridade.

Evite que a iluminação natural vinda da janela fique de frente para o monitor do computador, isso pode fazer reflexo e dificultar que enxergue a tela.

 

Dica 2:  Bancada de Trabalho

home office

Agora pensemos na bancada de trabalho. Com as funções de apoiar o notebook, o teclado, o caderno, a mesa de trabalho precisa estar adequada para caber esses equipamentos e manter sua postura alinhada, por isso mesas com 75 à 80cm de altura e no mínimo 50cm de profundidade são a melhor opção para seu conforto.

Lembre-se que a mesa organizada vai ajudá-lo (a) a manter a produtividade, então prepare sua bancada com o porta canetas, mouse-pad e itens que auxiliem na ordem.

 

Dica 3: O monitor

home office

E se a bancada é importante para mantermos a coluna alinhada, a posição da tela do computador também é.

Posicione o monitor na linha de visão dos seus olhos para que não tenha de ficar com a cabeça inclinada para baixo, nem para cima, evitando que force o pescoço e tenha dores com o tempo.

 

Dica 4: A Cadeira

home office

Agora falemos de um conforto que muitas vezes esquecemos a sua importância: a cadeira. Escolher a cadeira certa para passar as horas de trabalho envolve cerca de 50% da sua produtividade, conforto e cuidado postural.

Uma cadeira inapropriada pode induzi-lo (a) a sentar torto, perdendo o alinhamento do quadril, da coluna, dos ombros, dos braços e do pescoço, e pior, trazendo dor pra lugares que nem imaginaríamos.

Por isso, cadeiras com uma boa espuma, com encosto alto, com apoio de braço, que permitam que seu joelho fique um pouco abaixo da linha do quadril e que tenha a planta dos pés no chão te ajudarão a manter-se relaxado (a) mesmo após um dia inteiro de trabalho.

 

Dica 5: Gaveteiro

home office

E para o controle completo, pense nos equipamentos ou materiais de fácil acesso que precisa ter para seu trabalho.

Escolha um gaveteiro ou um espaço para organizar seus arquivos e que esteja de fácil acesso para o trabalho do dia-a-dia.

Setorize esta área do home-office para receber tudo relacionado a isso e organize-se. Deixar materiais espalhados pela casa ou pelos armários atrasa tarefas que poderiam ser rápidas, e atrapalha na hora da urgência.

Em lojas virtuais encontramos gaveteiros (com chave se for necessário), pasta-arquivos, mural de recados, prateleiras e até armarinhos com rodízio para trazer praticidade e manter o bom gosto.

Se o home-office for no cantinho de um cômodo da casa, uma boa dica é que possa guardar tudo no final do dia em uma gaveta ou armário, assim não terá sensação de estar em serviço, e isto ajuda o cérebro a se desconectar para repor as energias.

Com todas essas dicas praticadas, pense agora no conforto visual.

Cores suaves ajudam a manter o equilíbrio mental e deixam o trabalho mais tranquilo.

Plantas trazem frescor, e a sua mente recebe inconscientemente uma carga energética que renova sua atenção e criatividade.

Decorações leves e que te remetem a boas lembranças é a conexão perfeita para seus propósitos e afirmações.

Aproveite que pode estar mais tempo em casa com frescor para curtir, seja relaxando ou atuando.

home office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *