A Importância da Poda das Plantas

Veja como realizar a poda corretamente

Para manter as flores, frutos e plantas lindas e saudáveis, já  sabemos  que precisamos rega-las  e aduba-las  de forma regular  de acordo  com a necessidade  de cada uma. Mas sabia que a poda é um fator  importante  para o desenvolvimento  e vitalidade dela também?!

A poda e a limpeza  devem fazer  parte dessa rotina. Para isso, é necessário ter uma tesoura de bom corte, faca  bem afiada e  limpas,  se possível  esterilizados.  Essa limpeza  é importante  para evitar  a contaminação  cruzada, caso tenha algum fungo ou bactéria  instalado  em outra planta já  cortada por este instrumento.

É interessante  também  pesquisar a estação  vegetativa antes de poda-la.

Temos algumas dicas:

– Identificar  se ela é florífera  ( dão flores) e não florífera  ( não  dão flores). As florífera  devem ser podadas após sua floração, agora as não floríferas após o inverno.

– Fase da lua dizem que  também interferem do desenvolvimento pós poda. Melhores fases são a minguante  e a lua nova .

– A estação  Outono e Inverno para muitas plantas é a melhor época, pois ocorre a dormência  (baixa atividade). Dessa maneira, tendem a se recuperar  melhor depois da poda.

Sabendo o período correto da sua planta, devemos saber como podar.

Primeiramente  devemos achar a gema ( nozinho que dá  origem ao próximo  broto), achando este o  corte  deve ser na diagonal assim a cicatrização  ocorre  mais fácil.

Segundo, não podar quando ainda houver brotos ou partes verdes. Nesse caso temos exceções algumas podas ocorrem por motivo de estética ( como nas gramas, buchinhos, cercas vivas entre outras), são podas que  não   tem prioridade de retirar galhos secos e doentes mas sim dar formas. Este tipo de procedimento  devemos podar apenas o suficiente, pois o excesso  dificulta a recuperação, caso necessite de mais, deve dar um espaço  para a próxima  poda sendo essencial para a sua recuperação.

Terceiro, retirar folhas, caules amarronzados, manchados ou ressecados e murchos pois ajudam a planta dar origem a novos brotos.

Seguindo esses passos , você  prolongará  a vida útil e terá  ela sempre linda e saudável.

Confira também na minha seção Gabi Barros mais informações sobre cuidados com as plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *