Benefícios da Atividade Física

A prática regular de exercícios físicos trás resultados para o nosso corpo e também para o humor

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, reduz a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.

Com os avanços da medicina, políticas de saúde pública, campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, entre outros, a expectativa de vida chegou a 75,8 anos no ano de 2017.

Então eu pergunto como você se imagina após os 60 anos?

O que você pretende fazer para chegar aos 60 com uma boa qualidade de vida?

Nossos pais e nossos avós não tinham à disposição tanta tecnologia como temos hoje. Por isso, o corpo estava sempre em movimento. Coisas que para nós são parte do cotidiano, fazem com que o nosso corpo se movimente cada vez menos. Um exemplo, é como um simples celular a mão, realizamos diversas tarefas. Não precisamos nos levantar para atender uma ligação telefônica, ir até o banco pagar uma conta, ir até o controle remoto da televisão para escolher um filme, ir ate a biblioteca fazer uma pesquisa e não precisamos nem sair pra falar com um amigo. Afinal, esta tudo ali, na palma da mão! Isso é um dos motivos que explicam o por que as pessoas estão adoecendo cada vez mais jovens.

Pensando em tudo isso, será mesmo que estamos cuidando do nosso corpo? Com cuidado e carinho para que possa chegar a terceira idade saudáveis, ativos e bem dispostos?

Existe um programa que eu gosto muito chamado “Agita São Paulo” criado pelo médico Victor Matsudo em 1997.O programa preconiza que 30 minutos de atividade física por dia são suficientes para a manutenção da saúde. E não estamos falando de academia, mas de mudança de atitude! Deixe o carro um pouquinho mais longe do destino e ande um quarteirão a pé, desça um ou dois andares do elevador antes e suba os outros de escada. Passeie com o seu cachorro, brinque com o seu filho, saia pra dançar, caminhe no parque, cuide do seu jardim… Segundo o programa 30 minutos acumulativos de qualquer atividade no dia irão trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Qual atividade fazer?

Aí você deve estar pensando, eu não tenho tempo, meu dia é muito corrido, ou mesmo que não gosta de exercícios.

Tem uma coisa que eu sempre falo para os meus pacientes. É quase impossível não encontrar uma atividade física prazerosa, que nos motive, com a infinidade de modalidades que existem por ai. Mas se ainda assim estiver difícil, pense que a atividade física deve ser encarada como um remédio. Dessa forma, terá que fazer para se manter saudável! Se for prazerosa, ótimo, tudo ficará mais fácil. Mas se não for, encare como aquele remédio amargo que você precisa tomar para ter mais qualidade de vida.

A prática regular de exercícios físicos faz com que a gente entre no que eu chamo de “ciclo vicioso do bem”. Ao fazer uma atividade física, ficamos motivadas a comer de forma mais saudável para não estragar o esforço que fizemos. O corpo começa a trabalhar melhor e acordamos mais dispostas. Os resultados começam a aparecer no corpo e também no nosso humor que faz com que queiramos continuar a colocar o corpo em movimento.

E uma última dica, lembre –se sempre de procurar um profissional adequado para te orientar. Coloque metas possíveis, comece aos pouquinhos, garanto que os benefícios virão a curto e a longo prazo também!

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