Como devemos planejar o próximo ano

Planejamento 2020

Quando falamos em Planejamento, muitas pessoas já sentem um calafrio: “não consigo saber nem o que vou almoçar amanhã, que dirá o que vou fazer em 2020”. Esse é um estado de alerta total. Outras pessoas, entretanto, já se organizam, porém nem sempre conseguem “chegar lá” e acabam ficando com aquela sensação de frustração e até fracasso.

Então, ao falarmos de planejamento, estamos dizendo para nós mesmos que queremos definir um rumo, um caminho que nos aproxima das coisas que são importantes na nossa vida, que realizam nossos propósitos.

Antes de mais nada, vamos lembrar que aquelas promessas de início de ano estão fadadas ao fracasso se não forem realmente planejadas. Então, vamos começar aprendendo a desenhar uma boa meta.

A primeira coisa a fazer é conhecer um dos conceitos mais utilizados para definir estrategicamente uma meta. Esse é o conceito SMART, que, em inglês, são:

  • S-Specific – Especificar (dizer EXATAMENTE o que se QUER)
  • M-Measurable – Mensurável (com indicadores que você pode acompanhar e saber se está na rota certa)
  • A-Achievable – Alcançável (algo possível de se realizar, porém com certo grau de desafio)
  • R-Relevant – Importante (vai te deixar feliz e realizado? Você vai se sentir mais em paz e satisfeito?)
  • T-Time – com prazo definido (Meta sem prazo não se cumpre)

Outros pontos fundamentais ao definir metas é identificar:

  • Por que ela é importante para você? A gente só corre atrás mesmo daquilo que faz a diferença na nossa vida. O resto, fica esquecido no tempo (e tem mesmo que ficar!)
  • Quais os recursos necessários para atingi-la? Tempo, dinheiro, alguma formação específica, uma parceria, um médico, documentação/certificação, etc.;
  • Possíveis perdas e contingências: Exemplo – uma pessoa em processo de emagrecimento pode sofrer perdas quanto à liberdade de escolha nos convívios sociais, portanto, é preciso pensar em como desenhar estratégias que permitam esse convívio saudável sem detonar os planos de perder peso.
  • Escrever um plano de ação, com passos e indicadores intermediários, que permitirão mudanças de estratégias, caso algo não funcione bem.
  • Se você também depender de outra pessoa para conseguir, certifique-se que ela está de acordo e que também colocou-se o desafio!

Agora que você já tem algumas das ferramentas imprescindíveis, vamos ao Planejamento 2020, que poderá ser feito tanto para você como para sua empresa:

1- Faça uma avaliação dos principais pontos de desconforto deste ano e verifique se algo ainda precisa ser feito para eliminar o problema pela raiz. Seu objetivo será o “novo cenário”, então permita-se sonhar;

2- Defina objetivos relacionados a itens que sejam importantes para você (sejam referentes ao item anterior, sejam inovações):

a) Pessoa Física: Saúde, Carreira, Finanças, Relacionamentos, Vida Social, Conquistas, etc.;

b) Pessoa Jurídica: Crescimento, Produtos, Expansão, Desenvolvimento de Pessoas, Sustentabilidade Financeira, Ampliação das Linhas de Negócio, etc.

3- Defina no máximo 4 objetivos. Caso tenha mais do que isso, escreva todos e vá eliminando através da seguinte pergunta: “qual é mais importante, este ou aquele?”, até que sobrem apenas 3 ou 4. Definir muitos objetivos vai “queimar” sua energia e sua atenção e provavelmente você não conseguirá atingir nenhum deles;

4- Aplique a técnica SMART e responda aos demais pontos fundamentais. Lembre-se de colocar datas e formas de medir, incluir metas intermediárias (como campanhas publicitárias, visitas a clientes, etc.);

5- ANOTE os prazos/indicadores em um local de fácil acesso e consulta (se tiver um calendário sobre a mesa ou na parede ou usar uma agenda eletrônica, ainda melhor);

6- E mantenha os planos detalhados sempre ao alcance das mãos. Comprometa-se com você mesmo a consulta-lo periodicamente.

Com seu empenho e essas dicas, tenho certeza que você fará de 2020 um ano de virada, realizações e plenitude.

Planejamento é uma habilidade que a gente desenvolve aos poucos, então, se você quiser começar ou melhorar, aproveite essas dicas e tenha sucesso!

Por: Tatiana Sobral | Hábito Conceito
tatiana.sobral@habitoconceito.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *