Como o autoconhecimento pode transformar o seu 2020

4 ações que podem te direcionar para o processo de autoconhecimento

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento que uma pessoa possui sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas. Quanto mais nos conhecemos menos temos dificuldade para escolher o que aceitamos e evitamos em nossas vidas.

Você já reparou que estamos sempre enxergando fora de nós o que queremos conquistar? Somos ensinados a acreditar que sucesso, fama, dinheiro, felicidade, amor e tantas outras coisas podem preencher a necessidade de pertencimento e propósito que todos nós almejamos.

Vou te contar um segredo: Tudo que buscamos incansavelmente fora de nós, temos em abundância dentro de nós! Basta saber enxergar.

Para clarear as ideias, a partir de agora, convido você conhecer 4 ações que podem te direcionar para o processo de autoconhecimento:

Tomada de Consciência:

Estar ciente que cada vez mais coisas que acontecem dentro e fora de nós, sejam pensamentos, emoções, sentimentos, ações ou o que falamos podem impactar de maneira significativa a nossa vida. Observe seus pensamentos, eles são em sua maioria bons ou ruins? Você mais se elogia ou mais se critica? Quais tipos de livro você lê? Quais tipos de filmes, jornais e revistas dedica a sua atenção? O que estes novos conteúdos fazem por você? Mais te ajudam ou te atrapalham?

Responda para si mesmo e analise o quanto os seus pensamentos estão contribuindo ou não com o seu modo de enxergar a vida!

Trabalhe sua Autoestima:

A autoestima é um ponto importante a ser trabalhado para se autoconhecer. Normalmente, temos diversas atitudes de autocrítica, como por exemplo, sentir culpa por não ter feito algo ou por ter feito de uma maneira que não agradou. Também temos atitudes de autojulgamento por não sermos perfeitos em nossos pensamentos, no nosso corpo, nos nossos bens materiais, nunca nos contentando com o que temos. Estamos acostumados a reclamar muito e fazer muito pouco para melhorar a situação em que nos encontramos atualmente. Focar nos seus talentos e qualidades, aceitar-se como ser humano em evolução é um grande passo para aumentar sua autoestima. Caso não consiga fazer tudo o que precisa hoje, está tudo bem, amanhã haverá outra chance. Confie em quem você é e demonstre autoconfiança em todas as suas ações.

Crie o Hábito de Agradecer:

Somos pessoas que temos qualidades perfeitas para viver e buscar outros tipos de perfeição para nossa vida depende de valorizarmos quem já somos hoje!

Experimente começar a agradecer, dando o devido valor para tudo o que tem hoje. Se algo que você tem hoje te desagrada muito, aceite esse desagrado e também agradeça por ele existir. Afinal, ele será o combustível que te fará ir atrás do que você QUER, já que ele te mostra o que você NÃO QUER.

Crie atividades reflexivas:

Criar práticas reflexivas é ideal para o autoconhecimento e para ter mais consciência do que está ocorrendo dentro e fora de nós. E aí vem um ponto importantíssimo do entendimento deste texto: autoconhecimento é uma prática cotidiana. Muitas pessoas pensam que precisam de práticas profundas e de “tempo” para se autoconhecer. Mas na verdade autoconhecer é um verbo que se faz na ação, e quanto mais fizermos isso em todos os momentos de nossas vidas, mais nos autoconheceremos todos os dias. A autorreflexão hoje é também buscada com diversas práticas físicas, como Corrida e Pilates.  Isso porque elas ajudam a focar em aspectos internos, como equilíbrio e respiração, que fazem nosso corpo se harmonizar naturalmente.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a olhar para si mesmo com amor e que você possa neste novo ano investir em autoconhecimento, invista em Coaching e faça a sua vida decolar!

Artigo Por: Flávia Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *