Dicas de como organizar os armários da cozinha

Deixe a sua cozinha mais organizada

A meu ver, a cozinha é um ambiente compartilhado, e se não estiver organizado, ninguém acha nada e acaba bagunçando ainda mais o ambiente.

Quando temos um lugar para cada coisa e para cada coisa um lugar, fica fácil encontrar o que precisamos, e na hora de cozinhar, isso é uma mão na roda.

Para você que quer colocar a mão na massa e organizar sua cozinha e ficar animada para fazer aquele almoço ou jantar, seguem algumas dicas:

1º – DESCARTE:

Descartar o que estiver quebrado, faltando peças, potes sem tampa, ou o que não tiver utilidade. Estes objetos ocupam espaços dentro dos armários.  

Quebrado = conserto

Doação = doar

Descarte = deve ser feito de maneira correta e consciente.

2º CATEGORIZAÇÃO:

Ex: Copos de vidro com copos de vidro, cristais com cristais, travessas de vidro com travessas de vidro, travessas de porcelana com travessas de porcelana, eletrodomésticos com eletrodomésticos e assim por diante.

3º – HIGIENIZAÇÃO:

Para limpar os armários utilize vinagre, além de antibactericida e desengordurante  é biodegradável. Nos Estados Unidos, quase todos os produtos de limpeza são à base de vinagre, no Brasil já temos produtos sendo comercializados, mas caso não encontre para comprar, opte pelo vinagre branco de álcool ou maça. Faça uma mistura acrescentando 02 colheres de vinagre em 02 litros de água morna, borrife nos armários e em seguida passe um pano seco. Para tirar manchas, acrescente a esta mistura um pouco de bicarbonato de sódio, passe na superfície, deixe agir por uns 10 minutos, esfregue, passe um pano e deixe secar.

4º PROTEÇÃO

Forrar os armários, além de protegê-los evita que os objetos escorreguem.

5º USO

Separar o que usa em ocasiões especiais do que usa com freqüência.

O que é de uso diário tem que ficar na altura da visão, o que menos se usa á baixo e o que quase nunca utiliza á cima.

6º – ORGANIZAÇÃO:

ELETRODOMÉSTICOS:

Tentar organizar todos os eletrodomésticos juntos. Caso tenha uma boa bancada e costuma usá-los com freqüência, deixe-os em cima da bancada:

PANELAS:

Guarde as panelas com as tampas.

Ex: coloque a tampa ao contrário sobre a panela, proteja com um guardanapo e coloque outra panela por cima.

COPOS, PRATOS, XÍCARAS E ETC.

No armário onde ficarão seus copos e pratos, verifique a altura de uma prateleira para outra. Às vezes a distância é grande e é possível colocar outra prateleira de madeira ou vidro, criando mais espaços. Existe também a opção dos aramados.

Abaixo, exemplo de prateleira de vidro e aramado.

  

TRAVESSAS:

Concentre as travessas de vidros em um lugar e as de porcelanas em outro.  Ao invés de colocar uma dentro da outra, opte por virar uma para baixo e coloque outra por cima.

Faça uma bandeja com tudo que utiliza no café da manhã, ex: açúcar, adoçante, chocolate, chás, mel, manteiga, pães e deixe dentro da despensa ou em cima da bancada. Isso facilitará o café da manhã.

Caso haja necessidade, compre produtos organizadores, ex: aramados, bandejas plásticas ou de acrílicos, divisórias de gavetas etc., ou use a criatividade e faça você mesmo!

Depois escolha aquela receita de dar água na boca, e receba seus convidados sem stress.

Organizar é preciso!

Confira também, nossa matéria Identificando escapes da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *