Estação Inverno: As Plantas em Alta e seus Cuidados

Estação das Tulipas, Cerejeiras, Begônias, Camélias, Gardênias, Azaléias e Cyclamen

Estamos no Inverno, estação com temperaturas baixas que trás junto do friozinho também belas flores.

A estação de Inverno começou dia 21 de Junho e irá até 23 de Setembro.

Nesta época do ano existem várias espécies que desabrocham e deixam essa estação florida e mais bela também.

Tulipas

Entre elas encontramos as cobiçadas Tulipas, flores de origem Asiática que se adaptaram super bem em Holanda (o País com jardins maravilhosos de Tulipas). Já aqui, encontramos em maior quantidade e com preço mais acessível. Os cuidados básicos com esta plantinha é colocar pedras de gelo na terra durante á noite, deixar em local sem exposição solar e ventos, pois são flores bem sensíveis.

Cerejeiras

Também podemos ver nesta época, as belas Cerejeiras do Japão que deixam nossos jardins e praças mais floridos. É uma árvore de origem Asiática, flor nacional do Japão que nos encantam com suas cores branca e rosada. Os cuidados iniciais que devemos ter é plantar em locais de luz plena e com um bom espaço para seu desenvolvimento. A rega deve ser de 1 a 2 vezes na semana sem excesso de água. A poda é um pouco mais complexa. O indicado é retirar galhos secos, doentes e ramos defeituosos e mal direcionados que irá ajudar a manter a saúde de sua Cerejeira.

Begônias

As Begônias florescem o ano todo porém o inverno é sua estação favorita. Encontramos em diversas cores e texturas como lisa e crespas (dobradas). Cuidados na agora de regar pois é uma planta que requer pouca água e somente na terra. Por fim, as Begônias não gostam da exposição solar e preferem ambientes mais fresquinhos.

Camélias e Gardênias

As Camélias e as Gardênias são arbustos de folhas verdes e com um perfume delicado e florescem nesta época. As Camélias encontramos flores de diversas cores entre elas o vermelho, rosa mescla, rosa, branco, amarelo; Já as Gardênias mais conhecida como Dama da Noite, pois liberam seu perfume mais intenso durante a noite, encontramos na cor branca. Sobre os cuidados, devem ser plantadas em locais de exposição solar e rega de 2 a 3 vezes por semana.

Azaléias

Já que estamos falando em arbustos, as Azaleias também dão o ar da sua beleza no inverno. Podemos encontra-las nos jardins como cercas vivas e em vasinhos em forma de bonsai. Suas cores são diversas: branco, rosa, vermelho, lilás entre outras. A poda é essencial para a boa saúde, e podemos moldar de acordo com local escolhido. Manter o solo úmido e sem encharcar é importante para o desenvolvimento deste arbusto.

Cyclamen

E por fim o Cyclamen, uma planta bem curiosa tendo sua flor do “avesso” encontramos em diversas cores como a branca, vermelha, rosa, Pink sendo crespa ou lisa. É uma planta que requer pouca água e local de meia sombra. Sua poda de folhas morta deve ser frequente pois será essencial para o crescimento de outros brotos que estão por vir.

Bom, são essas as principais belezinhas que deixam os nossos lares e cidade mais cheios de vida e cor nessa estação mais fria do ano.

Confira também na minha seção Gabi Barros mais informações sobre cuidados com as plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *