Estação Outono: As Plantas em Alta e seus Cuidados

***

Estamos no Outono, que começou mais precisamente no dia 20 de Março onde se iniciou a estação melancólica do ano; que vem representada pela queda da temperatura, o ar mais seco, a paisagem nas ruas são alteradas pela presença de queda e folhas amareladas e galhos quase “secos”.

Mas nem tudo é assim, temos muitas flores lindas que adoram esse clima e florescem nessa época do ano, mas vou contar mais pra frente.

Antes disso vou falar de uma curiosidade… Você sabia que a queda das folhas nesta estação é uma estratégia para evitar a perda de líquidos das raízes, caules e troncos, por ser uma época mais seca e com poucas chuvas?! Esta dormência encontramos em muitas plantas e árvores, principalmente nos conhecidos Bonsais. Uma dica para manter a saúde da sua plantinha é podar retirando galhos machucados e defeituosos, dando assim mais força e vitalidade á ela.

Agora chegou a vez de falar das plantas e flores que encontramos nessa estação de clima mais ameno. São elas:

As Orquídeas Cymbidium, Cattléia e Denphal sempre florescem nesta época do ano, os cuidados básicos são: rega uma vez por semana; sempre atento para não acumular água no vaso, adubação uma vez a cada 20 dias ou mais, é indicado o 10:10:10 e boa claridade. Um indicador de boa luminosidade é a coloração das folhas, onde um bom sinal que o local está adequado para elas é quando as folhagens estão bem verdes.

As Tulipas começam a aparecer nesta época do ano e ficam mais evidentes no inverno. Cuidados básicos: São flores muito delicadas, gostam de ambientes bem frescos (mas não com ventos), luz indireta, alguns produtores até recomendam colocar cubos de gelo na terra ou água gelada. Após sua florada existe a possibilidade de tê-la novamente, alguns fornecedores orientam  guardar o buldo em papel alumínio no freezer e replanta-lá no vaso com terra vegetal úmida, este plantio é recomendado fazer nesta época do ano, por conta do clima  pois necessita de local bem fresco,  mais mesmo com todos esses cuidados é difícil  ter  sucesso com essa muda . Já as flores de corte é recomendado a troca de água diariamente com algumas gotas de cloro pra evitar a proliferação de bactérias muito comuns nesta lindeza.

As lindas flores de Maio também conhecidas como Flor de seda, Cacto da Páscoa, Cacto de Natal, encontramos em diversas cores como laranja, branca, rosa, vermelha, amarelo. O ambiente para esta planta é sombra parcial, ela não gosta de temperaturas elevadas e luz intensa. O solo deve permanecer sempre úmido. A adubação também é recomendado o 10:10:10.

As Gérberas que são da mesma espécie das margaridas, girassóis, gostam de ambientes úmidos, porém não encharcados, luz indireta á meia sombra e adoram clima seco.  Encontramos em diversas cores  vermelhas, laranja, Pink, branca entre outras e podem atingir até 40 cm de altura. Ótima opção para decorar vasos solitários.

Lírio da Paz. É uma folhagem verde escura e flores brancas com perfume leve. São plantas de ambiente de clima frio e pouca luz. Rega frequente mantendo sempre úmido. Uma dica interessante dessa plantinha é que  ela consegue remover fungos e bactérias, gases tóxicos purificando  assim o ar. Boa opção para termos em ambientes fechados como apartamentos, escritórios e até em banheiros.

E os famosos Ipês que começam a florir nas calçadas da nossa cidade. Árvore típica do Cerrado que encontramos aqui em São Paulo nas cores amarelas, roxo e branco. Como estamos falando do Outono achei importante citar, pois o Ipê roxo começa a florir já no finalzinho do junho onde ainda estamos no Outono. Mas como as estações do ano estão bagunçadinhas já  podemos encontrar algumas delas embelezando nossas calçadas.

Estas foram algumas de muitas flores que alegram nossos olhos nessa época do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *