Horta em Apartamentos – Plantio, Cultivo e Cuidados

Temperos frescos que irão aromatizar o seu lar.

Já pensou em cultivar temperos e alguns vegetais na sua casa? E ainda ocupando pouco espaço?!. Que tal montar uma horta?

Além de poder colher os temperos fresquinhos, sem agrotóxicos, na quantidade certa sem desperdícios e o melhor de tudo decorando o seu ambiente e aromatizando o seu lar.

Ah… é possível e fácil! Nesta edição vamos orientar quais temperos, vasos, rega e poda para ter  sucesso com sua hortinha.

Tempero alecrim
Tempero: Alecrim

O que é possível plantar?

Vamos começar com os temperos mais comuns que são: Alecrim, orégano, hortelã, pimentas, tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha e até mesmo os tomatinhos, morango, cebolinha, alface, agrião podem ser plantados dentro de casa.

Para que a sua horta consiga evoluir de uma forma saudável são necessários alguns cuidados especiais. O local escolhido deve ser bem iluminado pela luz solar e receber no mínimo de 2 á 3hs desta luz por dia. Por fim, deve também ser bem ventilado porém sem ventos fortes.

Tempero orégano
Tempero: Orégano

Como escolher onde será plantado.

Achando o local ideal para os seus temperos, agora é hora de escolher os vasos.

No mercado em geral encontramos diversas opções de tamanhos, materiais  e formatos como cerâmica, barro, jardineiras, potes de vidro, latas e até mesmo os recicláveis como garras pet, paletts, panela velha enfim, uma infinidade de produtos.

Os vasos podem ser colocados em bancadas, na parede de forma alinhada ou desordenada, até mesmo em vasos pendurados em forma de lustres. Enfim, vai da sua criatividade. O importante é respeitar as informações passadas acima.

Folhas de hortelã
Folhas de hortelã

Dicas de como montar a sua horta:

Plantio

1° LOCAL

Já citado anteriormente, além da luz solar que é o fator essencial e a ventilação, é importante também escolher um local com pouca umidade.

2° ESCOLHA DO QUE PLANTAR E O ESPAÇO

As hortaliças e temperos necessitam de luz, espaço e irrigação.

Praticamente quase todas podem ser plantadas juntas e a forma de rega é quase a mesma. Sobretudo, temos exceções como a hortelã, salsinha e cebolinha que gostam de estarem sozinhas.

O ideal é que o recipiente ou vaso tenha a profundidade mínima de 10 cm. A distância de uma hortaliça  para outra deve ser de  20 cm. Dessa forma, irá ajudar a sua planta a se desenvolver melhor sem precisar disputar espaço entre elas e evitando assim o remanejo para outro recipiente.

Pimentas plantadas
Pimentas

Cultivo e Cuidados

3° PREPARAÇÃO DO SOLO

Utilizar terra adubada de boa qualidade (com húmus ou esterco de galinha, entre outras), ajuda a sua horta a se desenvolver melhor. É indicado colocar vitaminas uma vez ao mês. Por exemplo, vitaminas de receitinhas simples como a farinha de ovo (casca do ovo triturado), borra de café e cascas de frutas que ajudarão no bom desenvolvimento da sua horta.

4° IRRIGAÇÃO

Dependerá muito do clima da sua região e a estação que se encontra.

É indicado no mínimo 4 vezes por semana. O horário ideal é pela manhã e no finalzinho da tarde.

O acumulo de água pode prejudicar a planta podendo causar apodrecimento das raízes, então é interessante escolher recipientes que tenham vazão de água ou que possa fazer furos para escoar a água que está em excesso. Como resultado, a falta da mesma, pode causar o amarelamento das folhas, quedas e ressecamento total do pé.

Tomatinhos plantados
Tomatinhos

5° PODA

Dizem que a melhor época é na lua Nova, já outros dizem ser nas estações de Outono e Inverno.

E como podar? Você deve encontrar o nozinho no caule e cortar logo abaixo.

Assim você ajuda a fortalecer da raiz até o caule onde se concentra toda a energia dos nutrientes da planta.

6° CONTROLE DE PRAGAS

Como estamos fazendo uma horta em casa e livre de agrotóxicos, por isso, nem pensar em usar inseticidas industrializados mesmo á base de água.

Sugerimos limpar as folhas e caules com sabão neutro e isola-la das demais.

Morangos plantados
Moranguinhos

Seguindo esses passos você terá temperos fresquinhos todos os dias e além de ter a beleza da natureza na sua casa.

Confira também o artigo, Quais Plantas não se Adaptam em Apartamentos, com várias dicas para as plantinhas do seu lar.

Fotos: Reprodução Pinterest

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *