Limpeza de Primavera

Confira as dicas para realizar a limpeza em sua casa

A famosa Limpeza de Primavera acontece em vários lugares do mundo, não se sabe a origem, mas é considerada uma tradição.

Após um período de frio intenso, onde as janelas das casas ficam a maior parte do tempo fechada, sem ventilação e luz natural, faz sentido com a chegada da primavera sentir desejo de abrir as portas para receber alem da luz de um longo dia ensolarado, aquela faxina feita do chão ao teto, por dentro e por fora da casa, limpar aquele lugar esquecido, que costuma ser lembrado uma vez por ano.

Mas para que isso aconteça, é preciso saber administrar o tempo.É recomendado fazer uma lista de tarefas geral para aplicá-la em todos os cômodos, e uma lista de tarefa para cada cômodo. Esta lista serve para facilitar o processo, e é indicado fazer um cômodo por vez, da seguinte forma:

Comece organizando a parte interna dos armários. Isto é, chegou a hora de começar cuidar das roupas da estação. Caso estejam com cheiro de roupas guardadas, lave-as.

Para quem tem pouco espaço, recomenda-se lavar as roupas de inverno e armazená-las em plásticos a vácuo com algum anti mofo. Uma solução é armazenar as roupas de frio na parte superior dos armários e deixar em baixo as roupas da estação. Tire tudo o que esta dentro do armário e higienize com um pano umedecido com água e vinagre branco. Por fim, aproveite para fazer o descarte, mas faça-o da maneira correta.

Descarte correto:

O que não faz uso, ou não tem mais utilidade, doe.

Se estiver quebrado, conserta.

O que não tiver conserto e precisar ir paro o lixo, faça-o de maneira consciente.

Após realizar o processo do descarte, categorize todos os itens e de um lugar para cada coisa, desta forma, tudo ficará visível, e para encerrar, identifique com desenhos, nomes ou cores, desta forma, caso não esteja presente e precisa de algo, qualquer pessoa encontrará o que precisa.

Na seqüência, comece limpando as paredes, janelas, vidros, luminárias, lustres, varão de cortinas, depois tire o pó de todos os móveis e em seguida, passe o aspirador no chão para tirar além da poeira que já estava no piso, a que caiu dos locais que acabou de limpar, e para terminar, passe um pano no chão, ou se possível lave-o.

Aproveite para usar produtos de limpeza caseiros. Aliás, encontramos várias receitas na internet, uma maneira simples para não usar produtos químicos, não agredir o meio ambiente e economizar.

Este processo deverá ser realizado em todos os cômodos antes de limpar o lado de fora.

Do lado de fora, comece pela entrada, limpe todas as janelas, móveis de jardim, portões e lave todo piso. Caso tenha um jardim, aproveita para cuidar das plantas e se tiver carro na garagem, aproveite para limpá-lo por dentro e lavá-lo.

Para finalizar a limpeza da Primavera, decore sua casa com flores da estação e deixe-a com seu cheirinho. Para isso, utilize velas aromatizantes ou perfumes para residências.

A limpeza é fundamental para saúde e o bom convívio em um lar, associada à organização além de facilitar o dia-a-dia, promove qualidade de vida.

Organizar é preciso!

Confira também outras dicas na minha seção Rosangela Aggio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *