Medo de falar em público: Saiba como melhorar!!

Durante minha carreira construída na área de Gestão de Pessoas por diversas vezes fui procurada por Gerentes, Coordenadores ou até mesmo líderes táticos que discretamente confessam “meu chefe me pediu uma apresentação e eu não consigo falar em público, e agora?”.

Em meus atendimentos e acompanhamentos de Gestores deixo claro que o medo de falar em público não está atrelado à comunicação, são temas distintos que precisam ser analisados individualmente. Algumas pesquisas nos mostram que cerca de 80 a 90% da população tem o desejo de perder o medo de falar em público, mas não necessariamente precisa aperfeiçoar a comunicação.

Sabemos que colocar-se à prova na frente de uma sala com diversas pessoas desconhecidas te olhando e podendo perguntar tudo a qualquer momento não é nada fácil. Alguns fatores como medo de errar e não ser aceito, constrangimento ou timidez podem ser a causa desta insegurança.

Se você se identificou com o tema e também sente esta dificuldade, seguem 10 dicas essenciais para que sua apresentação seja um sucesso:

1 – Conheça e domine o assunto que irá falar, se você se preparar e se planejar sobre o começo, meio e fim da apresentação a chance de engasgar é quase ínfima;

2 – Pratique muito e em diferentes situações;

3- Olhe para o que você deseja alcançar quando estiver diante do público e se prepare pensando nisso;

4 – Canalize sua adrenalina e fale com mais credibilidade;

5 – Identifique os pontos positivos que geraram credibilidade e anote-os;

6 – Grave sua voz e filme sua imagem,  posteriormente analise-as e verifique onde pode melhorar;

7 – Tenha coragem de olhar para si mesmo e se reconhecer, perceber seus pontos fortes e pontos de melhoria;

8 – Certa dose de nervosismo é útil;

9 – Você não é a única pessoa que tem medo de falar em público;

10 – Encare o nervosismo, muitos oradores profissionais nunca o perderam totalmente;

Lembre-se que a nossa autoimagem é essencial para nosso posicionamento frente as situações em que estamos inseridos, se ela for negativa, naturalmente gerará em nós ações de fuga ao invés do enfrentamento.

A nossa história de vida, a maneira como lidamos com as situações da vida nos dá um panorama sobre quem nós somos  o que reflete diretamente na maneira como nos posicionamos em diversas situações e uma delas é em uma apresentação em público. Para te ajudar segue abaixo algumas perguntas que funcionam como um exercício de autoconhecimento que te ajudará a se conhecer melhor. Responda para você mesmo as questões abaixo:

1 – Como está sua autoimagem?

2 – Ela é focada em seus pontos fortes?

3 – Ela é focada em seus pontos de melhoria?

4 – Você é o que realmente gostaria de ser?

5 – O quanto o comentário das pessoas interfere na sua forma de se comunicar com elas?

Analise suas respostas e planeje maneiras de mudar aquilo que não está bom, mas não tenha pressa, vá ao seu ritmo, afinal o seu tempo é o tempo certo!!

Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida escreva-a nos comentários, será um prazer ajudar!