Mesa Posta sob influência da Arquitetura e Decoração

A arquitetura e a decoração influenciam de forma direta nas tendências de mesa posta. Os trilhos, as louças, os porta-guardanapos, os guardanapos e outros integrantes da mesa seguem diretamente as tendências. De fato, os flamingos e as lhamas estiveram em alta em 2018 e ainda continuam em 2019, mas se utilizarmos como exemplo das estampas tropicais, verificaremos que há atualmente a utilização de animais como araras, peixes, tucanos; assim como palmeiras, flores, abacaxi e outros que representam o que é tropical. Há também uma tendência do uso dos WABI SABI, conceito fundamentado em uma antiga filosofia japonesa de encontrar beleza na imperfeição e na impermanência e que se caracteriza por irregularidade das peças. Materiais com imperfeições inatas de forma autêntica.

Com o retorno do conceito da mesa, nasce também um novo estilo de vida e ambientação. As pessoas estão mais preocupadas em ‘vestir’ a mesa, colocando nela sua identidade e suas referências.

Enxergamos este estilo de ambientação de forma bastante positiva, onde a mesa reflete tendências pessoais ou de um grupo, agregando valores aos momentos de confraternização desde os mais simples aos mais elaborados. Os hábitos de cada pessoa ou de uma família podem ser demonstrados na composição de uma mesa na forma de algo mais despojado ou algo mais sofisticado; com tendências contemporâneas ou que remontam à alguma época do passado.

Notamos pelas solicitações de nossos clientes, o desejo de receber as pessoas em seus lares de forma diferenciada, saindo do considerado como senso comum e cotidiano. Verificamos que o objetivo hoje em dia é superar as expectativas das pessoas que serão recebidas, surpreendendo-as assim de forma extremamente positiva.

Temos visto na internet uma linha muito tênue entre os assuntos relacionados a home decor. No Instagram, vemos vários perfis de profissionais da área que gostam de postar mesas bem bonitas.

Entendemos que as mesas postas com maior sofisticação são complementos essenciais para a finalização de um bom projeto de decoração; entretanto acreditamos que de forma subconsciente as pessoas irão cada vez mais agregar suas concepções de beleza a uma mesa bem posta.

Particularmente nosso estilo favorito é o romântico, porém nosso objetivo maior é atender os anseios de nossos clientes. Entendemos que se pode fazer um trabalho bonito e diferenciado em todos os estilos; desde o casual ao mais sofisticado, passando por tendências atuais, temáticas, clássicas e até mesmo de época, como por exemplo o vintage.

Nossa linha de orientação, mesmo que com elementos simples, é de sofisticar a mesa posta. Entretanto em nosso trabalho utilizamo-nos também, dependendo do ambiente, do minimalismo, onde o menos é mais. Em uma casa decorada de forma “clean” o minimalismo se adequa perfeitamente. Para uma mesa minimalista, o uso de jogos americanos é uma boa opção. A utilização de somente o “souslplat” e o prato principal também se enquadra no minimalismo.

Há uma forte tendência de se utilizar a natureza como foco. Elementos como animais, frutas e flores tropicais dão um destaque especial. Pratos, jarros, copos e outros componentes da mesa se apresentarão com formato ou pinturas dos elementos ditos anteriormente. As nuances das cores Pantone® (este ano, com o código 16-1546 “Living Coral”) marcará presença em objetos de decoração, roupas de mesa, louças etc.

Em suma, receber bem é uma arte. Elaborar um ambiente aconchegante, bonito e personalizado propicia momentos diferenciados para refeições agradáveis e com bela decoração à mesa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *