Natal Suculento

Dicas para seu natal ser mais prático.

Local da Ceia

Primeiro item a se pensar é o local da ceia, onde sua família irá se reunir. Precisa ser um lugar tranquilo, que transmita paz, alegria e bem estar. Podemos trabalhar para adequar o lugar para esse momento especial.

Sempre digo que uma festa de sucesso é uma festa que seja acessível para todos.

Então, se for possível, escolha um local onde todos se acomodem e seja de fácil acesso. A boa mobilidade no ambiente é um fator essencial para o sucesso.

Quantidade de Convidados

Em paralelo com o local é necessário que se faça a lista de convidados para saber se o espaço será suficiente para todos.

Decoração da sua casa

Você quer um natal tranquilo, organizado? então pense já na decoração, antecipadamente. As lojas de natal já começam a se preparar em agosto! Acredite!

Essa parte é geralmente deixada de lado, e perto todos querem fazer algo e fica aquela correria. Além disso, a lei da oferta e da procura costuma ser bastante severa nessa época. Assim, quanto mais perto do natal, mais caras as peças vão ficando.

Para esse ano optei por uma decoração bem fácil e com toques sofisticados. Vamos valorizar o simples, como o momento exige, mas com sofisticação.

Hoje em dia com espaços bem limitados nos apartamentos, é difícil pensar em colocar uma árvore enorme. Por isso gosto de pequenas decorações espalhadas pela casa. O ideal é que os olhos se encantem. Não importa para onde olhem, lá tem um pequeno detalhe cheio de amor.

Sempre digo que a decoração não precisa e nem deve ser com aquela árvore cheia de neve, afinal de contas estamos no Brasil. Mas esse ano eu fui até a Loja Lardeco e vi três árvores muito lindas com neve e não aguentei. Optei por elas essa ano. Fugir da regra e seguir o caminho da exceção às vezes pode ser muito bom.

Mas não coloquei decoração nelas, pois por si elas já representam uma decor de natal.

Outra peça encantadora foi o tubo cheio de luz também da Lardeco. Achei incrível. O curioso é que ele nem é de Natal, mas ficou muito no clima.

E para dar aquele toque final incrível na porta da casa, a Gabi Flores fez uma guirlanda de suculentas de verdade!! Fiquei apaixonada e vou ter a guirlanda para o ano todo.

Menu

Decida como será feita a ceia: será comprada, feita pelo anfitrião ou dividida entre convidados?

Na minha família dividimos entre todos para não pesar para ninguém. A partir desse momento, você já sabe quantas pessoas vão, então poderá calcular a quantidade de comida que precisará para a ceia.

Com o menu pronto é hora da decoração da mesa.

Decoração da mesa

Bom, nessa altura você já sabe onde vai ser, quantas pessoas vão e também o menu. Então é hora de pensar na mesa. Dias antes (até semanas), já tire todos os jogos, pratos, talheres, tudo que vai utilizar para mesa e para a ceia, já deixe tudo à mão, assim você vai poder verificar se está faltando alguma coisa.

A partir daí é só alegria e criatividade. Para esse ano escolhi o caminho de mesa feito pela Gabriela flores, o arranjo tinha no total um metro de extensão e foi todo preenchido por suculentas, folhagens e astromélias.

Concordo que as flores escolhidas não são aquelas usualmente utilizadas no natal, mas queria mostrar para vocês um natal fora do convencional. Quis dar mais criatividade a uma noite tão especial.

Os jogos de jantar foram azuis clássicos para dar contraste ao rústico das flores e papelaria, eles são da Loja L&L Presentes.

E para não contrastar com a decoração optei por um jogo americano do meu acervo pessoal, e também taças transparentes, para não brigar com as flores que eram duplamente o centro da mesa.

Acho importante marcadores de Lugar no natal, pois nem sempre temos lugares suficientes para todas as pessoas. Nada mais elegante que deixarmos os lugares mais confortáveis para as pessoas mais idosas que tenham alguma necessidade especial.

O menu pode ser colocado perto das comidas ou encaixado no guardanapo conforme a sugestão da foto. Assim, os convidados sabem previamente o que terá no jantar e poderão escolher com mais facilidade, de acordo com suas preferências.

O descanso de talher vai bem para jantares que tem um buffet à parte, pois nunca temos onde deixar o talher sujo, e ele acaba sujando o seu jogo americano ou toalha. Ele facilita muito a vida pós festa.

E quando pensamos que acabou dei aquele toque final bem natalino com os pontos de luz da loja  Lardeco. Eles são de pilha, então escondi o final do pisca pisca abaixo do arranjo floral.

Presentes

Organize os presentes  em um cantinho onde não atrapalhem a circulação, caso não tenha uma árvore de chão.

 Checagem final e dicas

  • Faça e refaça sua lista de pendências, para não ter susto no dia de natal.
  • Tudo que puder comprar com antecedência, itens que não estragam, por exemplo: bebidas, faça se puder até meses antes, pois além de conseguir valores mais baixos, são itens a menos para perto do natal.
  • Confirme uma semana antes com os convidados, para ter certeza que contabilizou certo as comidas.

Confira abaixo, mais alguns detalhes de Especial de Natal.

Fotos: A Ligia Fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *