O Poder de estar 100% no presente

Alguns estudos nos mostra que temos por dia em média 70 mil pensamentos, mais ou menos 3 mil pensamentos por hora  o que equivale a 50 pensamentos por minuto. Você já se perguntou quanto desse volume de pensamento você tem desperdiçado ou talvez tenha usado para aumentar o seu sofrimento?

A nossa vida acontece em 3 tempos, o passado definido como o tempo que ficou para trás, o futuro definido como o tempo que está por vir e o presente definido como o Agora.

Na verdade vivemos constantemente nesses três tempos. Faz parte do ser humano pensar no passado para não repetir os mesmos erros e pensar no futuro com intuito de se antecipar e evitar novas falhas.

Você deve estar se perguntando: Se faz parte do ser humano viver nesses três tempos, qual é o problema?  

Eu posso te responder que não há nenhum problema nisso, afinal as suas memórias e desejos contribuem na construção da sua personalidade, são pilares que sustentam a estrutura mais básica de quem você é.

O problema começa na forma com que nos relacionamos com o passado e com o futuro e o tempo que vivemos neles.

As pessoas que estão presas no passado passam boa parte do  tempo tentando encontrar uma forma para modificá-lo e deixa  de dar importância ao Agora que é o tempo em que realmente podemos fazer algo diferente. Já as pessoas que estão muito focadas no futuro vivem no imediatismo, querendo que tudo aconteça logo, até mesmo as coisas que exige tempo para ser conquistado.

No meio desses dois tempos temos o que eu considero o mais importante dos tempos, o momento Presente o Agora, somente o momento presente nos oferece a possibilidade de sermos melhores para que possamos construir um passado e um futuro melhor.

Infelizmente é comum encontrarmos cada vez mais pessoas desperdiçando essa possibilidade por passar tanto tempo no passado ou no futuro.    

Pesquisas nos mostra que vivemos muito pouco tempo no momento PRESENTE, a maior parte do tempo vivemos no PASSADO ou  no FUTURO.

Não estar vivendo no presente afeta diretamente a nossa saúde. Podemos observar que estamos tendo um aumento considerável de pessoas com queixas de cansaço e esgotamento físico, falta de concentração, perda de memória, irritabilidade, insônia ou sono em excesso, falta de criatividade, oscilação de humor, dificuldade de compreensão, até mesmo sensação de perseguição e de perda energética.

Geralmente as pessoas presas no passado se tornam deprimidas, melancólicas e  por reviver o passado ficam lamentando-se o tempo inteiro e tende a se cercar de negatividade, elas  tendem a focar 80% do seu tempo no passado, 10% no futuro e 10% no momento presente, vivem buscando ambientes e pessoas que permitam que ela se mantenha no passado alimentando suas lembranças que são quase  totalmente lembranças ruins, passam uma vida inteira produzindo sentimentos de desesperança e não tem boas perspectivas do futuro.

Por outro lado temos também uma crescente curva de pessoas extremamente ansiosas com pensamentos acelerados por viverem 55% do seu tempo no futuro, 25% no passado e 20% no momento presente. Essas pessoas estão sempre esperando chegar o dia em que serão felizes e acabam preenchendo a sua mente com preocupações com aquilo que pode vir a dar errado produzindo insegurança pensando nas possibilidades de insucesso do futuro, restando pouca energia para fazer acontecer ações bem sucedidas no agora. E dessa forma a nossa mente começa a nos dominar impedindo de nos concentrar no momento presente.

É preciso saber que o futuro está sendo construindo nesse exato momento, através dos pensamentos, sentimentos, emoções e  ações. Esses pensamentos, sentimentos emoções e ações que vivemos no agora, são condicionados pela nossa experiência de vida, pelo passado, pela nossa história de vida através dos circuitos mentais que atuam 24 horas por dia como um programa de computador, são esses circuitos mentais que determinam a forma com que enxergamos a vida, nos prendendo ao passado ou no futuro.

A chave da virada é concentrar a maior parte do tempo no momento presente.

A vida acontece no aqui e agora. O momento presente é o grande presente que temos todos os dias, todas as horas, minutos e cada vez que isso acontece estamos cara a cara com a vida, pois é ela própria quem nos presenteia com esse momento. Devemos viver 65% do nosso tempo no momento presente, 25% no futuro e apenas 10% no passado.

Esta consciência de viver no presente inspira um poderoso processo de conexão com o ambiente, com a nossa mente, corpo, emoções, pensamentos e sentimentos mais íntimos. E nos faz usufruir dos benefícios de ter maior controle sobre si mesmo, da mente, emoções e corpo, possibilitando construir relações mais positivas com as pessoas à sua volta; apresentando a possibilidade de reconhecer-se como uma pessoa especial e merecedora de coisas positivas; diminuir a ansiedade e os excessos que fazem a vida ser mais estressante; além de nos ajudar a libertar-se de pensamentos negativos e nos ajudar a ressignificar a visão de mundo, aprender a tirar o foco da dor e a concentrar-se em coisas positivas; assumir uma postura mais otimista em relação a si mesmo, às pessoas e à vida de forma geral; aprender a amar, honrar e respeitar a própria história.

E como viver no momento presente se a nossa mente está viciada a se manter no passado ou no futuro?

A resposta é: Treine sua mente, isso mesmo. Passamos tanto tempo no passado ou no futuro porque nós fomos educados  para agirmos assim e se quisermos mudar esse hábito precisamos começar a praticar novos comportamentos e pra começar vou deixar alguns exercícios bem simples mas muito poderosos que você poderá aplicar no seu dia a dia e assim começar a desfrutar dos benefícios de viver no agora.

Esqueça o que fez no passado não se preocupe com o que vai fazer amanhã, apenas faça hoje.

Tire um tempo para você.

Sinta seu Corpo  –  Conecte-se com seu corpo, sinta cada parte dele, sua pele, seu toque, a água do chuveiro caindo em seu rosto, o sol da manhã, o vento, a luz; preste atenção  perceba como você reage fisicamente a cada um destes estímulos quais são os sentimentos que surge nesse momento..

Evite dormir com a TV ligada – Se possível tire a TV do quarto, prepare o ambiente para dormir.

Dormir com o ambiente claro, reduz a produção de  melatonina, hormônio responsável pelo sono”, sem a substância, não é possível ter uma boa noite de sono. Uma boa noite de sono  melhora a sua qualidade de vida.

Sentir o Sabor –  A Geralmente quando nos alimentamos agimos de forma automática e não prestamos a devida atenção aos alimentos, a intenção deste exercício é conectar-se aos sabores que perdemos quando nos alimentamos, sem perceber que aquilo que comemos faz parte de nós. Pegue um alimento de sua preferência, uma fruta que você goste muito, sinta a textura em suas mãos, sua cor, seu cheiro, tamanho. Morda um pedaço e sinta o sabor em sua língua, a mistura de doce e azedo e a sensação de deleite e a conexão verdadeira com o alimento. Observe como é extraordinário!

Escolha no que prestar atenção –  Uma das coisas mais importantes em relação ao viver no momento presente é escolher de forma consciente no que você quer prestar atenção. Foque suas energias nessa escolha e se permita entrar em ação para atingir resultados com excelência.

Treine sua Respiração –   Foque na sua respiração, sempre que se perceber perdido em seus pensamentos, observe o ar entrando e saindo pelas narinas. Só o ato de focar a atenção na respiração já lhe ajuda a se desvincular dos pensamentos, trazendo a atenção para o momento presente. Repita o exercício sempre que necessário, pois assim você estará fortalecendo seu eu interior e o controle da sua mente.

Pratique o hábito de Agradecer – Essa é a melhor forma de viver plenamente o momento presente. Ser grato por tudo que a vida nos oferece, pela água que bebemos, pelo alimento em nossa mesa, pelo descanso que podemos ter todas as noites, pelo nosso lar, pela saúde, pelos nossos filhos, pela nossa família, pelo nosso trabalho e por tudo de bom que acontece em nossas vidas no dia de hoje, no momento presente, no aqui e agora.

É claro que as dificuldades vão surgir e teremos dias de chateações e frustrações, mas devemos também agradecer por termos forças para superar esses obstáculos, aprendendo com cada um deles e assim construir uma história de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *