O que Preciso saber para Começar uma Organização

A primeira coisa que devemos saber e entender é que arrumar não tem nada a ver com organizar, quando arrumamos damos um jeitinho no lugar, visivelmente fica bom, mas não conseguimos um resultado funcional, quando precisamos de algo remexemos tudo e logo volta àquela bagunça. Quando organizamos, usamos critérios que além de otimizar os espaços, resolvem os problemas da bagunça e facilitam o dia-a-dia, o importante da organização, não é deixar o local com visual bonito, e sim funcional, por este motivo, as pessoas vivem arrumando suas coisas e sempre falam que não ficam organizadas.

É preciso saber organizar, independente do espaço que se tem, principalmente hoje, com espaços tão reduzidos em apartamentos tão pequenos e poucos armários, acaba sendo um desafio otimizar espaços e concluir um trabalho com sucesso.

Não há jeito certo ou errado de organizar um espaço, nem uma receita pronta com manual de instruções, o que existe são formas adaptadas para cada tipo de pessoa, isso faz da organização um trabalho personalizado.

Outro ponto primordial é estar comprometido com a organização, quando nos comprometemos com algo, além de funcional é para sempre.

Ao iniciar a organização, o primeiro passo é fazer o Descarte separando;

– o que fica e o que não fica.

– o que precisa de conserto.

– o que vai para o lixo

– o que pode ser doado.

Tudo o que fica é categorizado por quem usa, ocasião de uso e etc. o que não fica e precisa de concerto, faça assim que possível, consertando ou reciclando. Tudo que for para o lixo, faça de maneira consciente e correta, e o que precisa ser doado, verifique alguma instituição de caridade mais próximo da sua residência e já se desfaça. Esta parte é muito importante para uma organização bem sucedida.

Após a realização do descarte estabeleça critérios para organização.

Estas etapas valem para todo tipo de organização.

Ex,: Critérios para descarte de Closets e Armários:

-Descartar roupas sem uso há mais de 06 meses, roupas que não servem mais, rasgadas, manchadas e sem condições de uso.

Critérios para organização de Closets e Armários: Roupas

-Organizar por estações, tecidos, cores e ocasiões.

Segue exemplo nas fotos abaixo:

O critério do descarte é o mesmo para qualquer organização, para facilitar decisão de desapego, faça algumas perguntas para si mesmo: Ex: Há quanto tempo não utilizo isso? Vou utilizá-lo algum dia? Lembrando sempre que é neste momento que descobrimos como guardamos coisas que não usamos e ocupam nossos espaços. O importante é começar a organização, e com o tempo verificar o que funciona melhor para você. A organização nos permite descobrir o que temos em excesso, nos ensinando a manter um consumo consciente e praticar o desapego.

Quando descobrimos que podemos dar um lugar para cada coisa e que cada coisa tem o seu lugar, não perdemos mais tempo procurando coisas, desta forma organizamos junto nosso tempo, nossa vida pessoal e a vida familiar. Antes de iniciar uma organização, devemos lembrar que ela beneficiará a família toda, a final das contas, a organização transforma a vida das pessoas e promove qualidade de vida!

Organizar é Preciso!

2 Comentários para “O que Preciso saber para Começar uma Organização

  1. Dorcas says:

    Ótima profissional,já tive meu closet transformado pela Rosângela ficou um espetáculo.
    Já sou uma mulher organizada e faço sempre doação de roupas que não uso .
    Porém com o trabalho da personal Organize ficou muito mais fácil minha vida .
    Deu varias dicas ,organizou achei roupa que não usava a tempo .
    Enfim mega indico a Rosângela excelente profissional e ótimo preço .
    Obrigada Ro ,vc fez eu ter mais tempo e deixou meu closet cheiro ,arrumado e lindooo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *