O que você Planeja para o Fim do Ano?

Confira como planejar da melhor forma possível

O fim do ano está aí! E com ele vem aquela ansiedade “natural” de como será o próximo ano, onde comemorarei as festas, que roupa vou usar, presentes, ceia, amigos, parentes, enfim, uma infinidade de coisas para pensar, tem gente que já se sente cansada só de pensar e tem gente que já começa uma ansiedade de pensar em ter tudo perfeitamente realizado.

Nesse momento o que podemos pensar é que ainda temos tempo para planejar e fazer tudo acontecer da melhor forma possível!!! E você, já parou para pensar em tudo isso?

Vamos lá, ação!!!!

Clareza!!!!

O ideal é ter em mente o que você quer. É ter claro o que você quer e pode realizar nessa época. Sim, essas datas geram ansiedade e expectativa, como eu disse anteriormente, e isso é natural. Estabelecer metas é importante para nossa felicidade, desenvolvimento e satisfação pessoal, para a realização dos nossos sonhos e também para manter a motivação sempre em alta. E com as festas de fim de ano não pode ser diferente!!!

Prioridade!!!!

Bom alguém disse que, quem tem 10 prioridades, não tem nenhuma. Então veja o que é realmente importante para você. As metas só são importantes e motivadoras quando são particularmente importantes, quando tem um significado verdadeiro. Se você não tem o real conhecimento da sua meta, do que você quer realizar acaba desmotivado no meio do caminho e a tendência é que algo não saia como o esperado.

E por que a festa de Natal ou Ano Novo não pode ser uma meta?

Ação!!!

Quanto mais você se conhece mais você tem autonomia para a tomada de decisão, é uma escolha consciente para ter controle do seu tempo e de como você atingirá seus objetivos com tranquilidade e leveza, sem estresse. Analise tudo que você precisa planejar, organizar e colocar em ação até o fim do ano. E mãos à obra!!!!

Organização!!!

Não adianta eu colocar uma meta que precisa de um período maior do que o que eu tenho, sejamos realistas. Vamos usar o bom senso. Calcule em números e estipule datas. Faça listas. Organize. Faça orçamentos. Delete o que não faz sentido. Delegue o que não depende somente de você, aprenda a desapegar da capa da “Mulher Maravilha”, pedir ajuda, nessas horas, mostra o quanto somos fortes. Cada um tem o seu orçamento e cabe a cada um escolher o que é melhor, talvez a minha receita não faça sentido para você e vice-versa.

Relacionamentos e convites!!!

Ah, mas eu não tenho muita afinidade com tal pessoa, não sei se convido, mas se eu não convidar entrarei em conflito com alguém que eu considero muito. Calma, muita calma. Tente ver tudo isso com outros olhos, não porque é uma época festiva e com um significado tão lindo, mas porque pode ser uma oportunidade de você ver o outro com outros olhos e ele te ver assim também, sem julgamentos e ressalvas. Isso vale para o ano todo, ok!!!

Consumo Consciente!!!

Comprar ou consumir de uma maneira responsável, ou seja, levar em consideração todos os fatores que envolvem esse hábito. Assim é o consumo consciente. Uma maneira de agir que podemos aderir ao nosso dia-a-dia. Podemos dizer que, isso é para tudo. Seja um alimento ou mesmo uma compra. Quando consumimos sem controle existe um desequilíbrio, que pode ser em nosso próprio organismo, nas finanças ou mesmo no meio ambiente.

O lema é escolher pensando não só em si, mas em toda a relação que aquele produto tem com o mundo. Dando equilíbrio entre o bem-estar pessoal e a sustentabilidade.

E assim podemos fazer das nossas Festas um momento agradável, feliz e sem culpa. Consumindo e adquirindo, somente, aquilo que realmente faz sentido. Hoje em dia existem formas originais, criativas e muito divertidas de se presentear, encontre aquele que agradará a você e a pessoa que vai receber o presente.

É no dia-a-dia que fazemos a diferença e aquele pensamento de “ah, mas só minha atitude não muda nada” ou “é só um docinho” pode colocar tudo a perder e ainda te colocar em um círculo vicioso, e aí, vai tomando uma proporção maior a cada dia. A mudança já é transformar esse tipo de pensamento.

Ah… Muito importante!!!!

Quando você chegar na data tão esperada, lembre-se de comemorar, a felicidade está no caminho e nas pequenas conquistas. Foque e se motive cada vez mais…pois a vida é para ser comemorada!!!

 

Artigo Por: Luciane Cadan

Professora por formação, Master Coach especialista em linguagem Ericksoniana e pós graduada em Psicologia Positiva.

Master Coach Certificada e Credenciada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching com as seguintes titulações: Professional and Self Coach, Coaching Ericksoniano, Analista Comportamental. Certificação Internacional de Coaching para Pais pela The Parent Coaching Academy, Inglaterra.

Coautora no Livro Coaching para pais – Estratégias e Ferramentas para a harmonia familiar.

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, PR. Pós Graduada em Ergonomia pela UGF, SP. Pós Graduanda em Bases da Saúde Integrativa e Bem Estar pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *